Maria Angélica Ranucci - Nutricionista Funcional - Jejum intermitente e seus efeitos para a saúde

Jejum intermitente e seus efeitos para a saúde

O jejum intermitente (IF, na sigla em inglês) é uma técnica de adoção de uma rotina alimentar que prevê grandes períodos de tempo sem ingestão de alimentos, com o propósito de estimular o metabolismo, diminuir a resistência insulínica, reduzir a inflamação e remover células velhas para potencializar a renovação celular. Dentre os diversos benefícios que o IF promove, e que já foram comprovados pela ciência, destacam-se a geração de fontes de energia chamadas de cetonas, associadas à longevidade, a melhora da saúde mitocondrial, dos marcadores de colesterol e a perda saudável de gordura abdominal que, além de comprometer a estética, também aciona um sinal amarelo para a saúde cardiovascular.

Doenças como obesidade, síndrome metabólica (SM) e diabetes mellitus tipo 2 (DM2) estão relacionadas à resistência insulínica, altos níveis de lipídios no sangue e taxas elevadas de marcadores inflamatórios crônicos. O perfil metabólico de pacientes acometidos de DM2, SM e obesidade apresenta outra característica comum: o risco de doenças cardiovasculares exponencialmente aumentado.

Como fazer o jejum intermitente em dias alternados

O jejum intermitente é uma estratégia adotada para reverter os desequilíbrios metabólicos e otimizar a saúde cardiovascular, digestiva e geral do indivíduo. O jejum em dias alternados (ADF) é uma alternativa ao jejum completo de muitas horas por dia, e tem mais chances de ser praticado por indivíduos em geral, trazendo amplos benefícios para o perfil metabólico do paciente. O ADF prevê que a pessoa jejue em um dia e coma normalmente no outro, ou consuma 25% de suas necessidades calóricas básicas em um dia e 85% no outro. A ideia central do IF se baseia na proposta de dar ao corpo um intervalo de tempo sem comer, para potencializar a limpeza do organismo, desintoxicar os órgãos e promover a autofagia, processo de degradação celular para a reciclagem e renovação das células.

É importante ressaltar que o IF, e mais especificamente o ADF, prevê uma alimentação saudável, rica em nutrientes oriundos das frutas, dos legumes, verduras, leguminosas, carnes magras, cereais e gorduras boas como o azeite. Vale salientar ainda que, durante o período de jejum, pode-se ingerir água, chás ou cafés, devendo, obrigatoriamente, serem estes dois últimos consumidos sem adição de açúcar ou adoçante

Benefícios do jejum intermitente

Os estudos realizados até hoje vêm demonstrando os benefícios do jejum intermitente, da restrição calórica e do ADF para a renovação celular e o aumento da longevidade. Outras pesquisas demonstram ainda melhoria no perfil lipídico, com elevação do HDL – colesterol – nas mulheres e diminuição de triglicerídeos nos homens. Nesse sentido, pode-se afirmar que as técnicas de IF, quando desenvolvidas de forma eficaz e acompanhadas por equipe multidisciplinar de saúde, vêm alcançando resultados extremamente benéficos e promovendo um impacto positivo relevante na saúde cardiovascular e geral do indivíduo.


Créditos da imagem:
Foto de Comida creado por drobotdean – www.freepik.es